pártico - meaning and definition. What is pártico
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is pártico - definition

FUNDADOR E ÚNICO PARTIDO GOVERNANTE DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA
Partido Comunista Chinês; Partico Comunista Chinês; Secretariado do Partido Comunista Chinês
  • 140px
  • Em 1975, o vice-primeiro-ministro chinês [[Deng Xiaoping]] e o presidente dos EUA [[Gerald Ford]] iniciaram conversações informais em Pequim
  • esquerda
  • Bandeira do Exército Vermelho dos Trabalhadores e Camponeses Chineses

Pártico      
adj.
Relativo aos Partos.
Dizia-se, entre os antigos, de uma qualidade do pão leve e poroso, que embebia facilmente os liquidos. Cf. Castilho, "Fastos", III, 479.
pártico      
adj (gr Párthos+ico2) Relativo aos partos, antigo povo asiático
sm ant Sobrenome que os romanos davam aos vencedores dos partos: Trajano, o Pártico.
pártico      
adj. (-1881 cf. Sarv) relativo a Pártia e a 2 parto
-etim lat. parthìcus,a,um 'id.'; f.hist. 1881 parthico

Wikipedia

Partido Comunista da China

O Partido Comunista da China (PCCh ou PCC; chinês tradicional: 中國共產黨, chinês simplificado: 中国共产党, pinyin: Zhōngguó Gòngchǎndǎng), também conhecido como Partido Comunista Chinês, é o partido político fundador e único no governo da República Popular da China (RPC). O PCC lidera outros oito partidos menores legalmente autorizados na Frente Unida. O PCC foi fundado em 1921, com a ajuda do Gabinete do Extremo Oriente do Partido Comunista da União Soviética e do Secretariado do Extremo Oriente da Internacional Comunista. O partido cresceu rapidamente, e em 1949 levou o governo nacionalista do Kuomintang (KMT) da China continental para Taiwan após a Guerra Civil Chinesa, levando ao estabelecimento da República Popular da China a 1 de outubro de 1949. Controla as forças armadas do país, o Exército de Libertação Popular (ELP).

O PCC está oficialmente organizado com base no centralismo democrático, um princípio concebido pelo teórico marxista russo Vladimir Lenin que implica uma discussão democrática e aberta sobre a política na condição da unidade na manutenção das políticas acordadas. O órgão mais alto do PCC é o Congresso Nacional do Povo, convocado a cada cinco anos. Quando o Congresso Nacional não está em sessão, o Comité Central é o órgão mais alto, mas como o órgão se reúne normalmente apenas uma vez por ano, a maioria das funções e responsabilidades são atribuídas ao Politburo e ao seu Comité Permanente, sendo os membros deste último vistos como a liderança de topo do partido e do Estado. O líder do partido detém recentemente os cargos de Secretário Geral (responsável pelos deveres do partido civil), Presidente da Comissão Militar Central (CMC) (responsável pelos assuntos militares) e Presidente do Estado (uma posição largamente cerimonial). Através destes cargos, o líder do partido é o líder político do país. O atual líder é o Secretário-Geral Xi Jinping, eleito no 18.º Comité Central, realizado a 15 de novembro de 2012.

Oficialmente, o PCC está empenhado no comunismo e continua a participar todos os anos no Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. De acordo com a constituição do partido, o PCC adere ao Marxismo-Leninismo, ao Pensamento Mao Zedong, ao socialismo com características chinesas, à Teoria Deng Xiaoping, à Tríplice Representatividade, à Visão Científica de Desenvolvimento, e ao Pensamento de Xi Jinping. A explicação oficial para as reformas económicas da China é que o país se encontra na fase primária do socialismo, uma fase de desenvolvimento semelhante ao modo de produção capitalista. A economia de comando estabelecida sob Mao Zedong foi substituída pela economia de mercado socialista sob Deng Xiaoping, o atual sistema económico, com base em que "a prática é o critério único para a verdade".

Desde o colapso dos governos comunistas da Europa de Leste em 1989-1990 e a dissolução da União Soviética em 1991, o PCC enfatiza as suas relações interpartidárias com os partidos no poder dos restantes Estados socialistas. Enquanto o PCC ainda mantém relações interpartidárias com partidos comunistas não governantes em todo o mundo, desde a década de 1980 que tem estabelecido relações com vários partidos não comunistas, independentemente da sua ideologia. Com quase 92 milhões de membros, o PCC é o segundo maior partido político do mundo depois do partido indiano Bharatiya Janata.